Sancor Seguros

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 200 0392

Estratégia e Tecnologia juntas gerando valor para o mercado de seguros

O Turismo é atualmente o setor que mais cresce no mundo, inclusive estando a frente de outros setores de alta demanda como a Saúde e a Tecnologia da Informação. Em 2018 o setor de Turismo cresceu 3,9% em todo o mundo, atingindo 8,8 trilhões de dólares, um recorde até então. Há oito anos consecutivos o incremento do Turismo esteve acima da média do crescimento do PIB mundial, se tornado um setor com boas perspectivas para investimentos.

alfredo-tulian

O mercado segurador também vislumbra as oportunidades desse crescimento do turismo, e a Sancor Seguros esteve atenta a isso no último ano. A seguradora de origem argentina decidiu em 2018 lançar o seu Seguro Viagem, tendo como prazo o começo do ano seguinte, devido as férias e datas comemorativas de dezembro. A companhia tem know-how com seguros de pessoas, sendo reconhecida recentemente pelo destacado crescimento de 72% nesse ramo, porém, tinha como principal desafio o curto prazo de dois meses para o lançamento do produto.

Além disso, a empresa tinha pela frente também os desafios próprios do lançamento de um novo produto, como a necessária adaptação tecnológica e operacional. O modelo de negócio desenhado consiste em parcerias comerciais para ofertar e negociar o novo produto, ficando a cargo da Sancor Seguros a configuração dos planos e coberturas, emissão e administração das apólices.

Diante disto a seguradora analisou algumas opções de empresas de tecnologia que conseguissem disponibilizar uma solução capaz de atender as necessidades e prazos do projeto, e encontrou a solução em uma fornecedora de longa data. A CodeIT Solutions, empresa de tecnologia para o mercado de seguros com sede em São Paulo já havia trabalhado com a Sancor Seguros no desenvolvimento de projetos sob medida, assim como nas adaptações de sustentação de parte desse legado.

A CodeIT possui um Núcleo de Desenvolvimento na cidade de Maringá, no Paraná, cidade onde a Sancor Seguros possui sua sede brasileira. O Gerente de Projetos e Inovação da Sancor Seguros, Alfredo Tulian, comentou a satisfação de ter a parceria da CodeIT. “Nosso modelo de negócio preza pelo crescimento em conjunto com nossos parceiros, assim como com a nossa comunidade, e tendo isso em mente é muito satisfatório para nós da Sancor Seguros podermos contar com o trabalho da CodeIt. Esse novo produto vem se agregar aos nossos seguros de pessoas, e tivemos todo o cuidado para garantir a reconhecida qualidade da entrega dos produtos Sancor Seguros e assim continuarmos crescendo e nos destacando”, comenta Tulian.

A oferta da CodeIT para a parceria com a Sancor Seguros nesse projeto foi desenhada levando em consideração os principais requisitos da estratégia de negócio da seguradora. A CodeIT aportou conhecimento do negócio de seguro viagem e da tecnologia que apoia esse produto para a seguradora, e estabeleceu junto com a companhia as principais premissas e prioridades para o sucesso no lançamento do produto dentro do prazo estabelecido.

“Tínhamos quase dois meses para colocar a solução em produção e conseguimos. Estabelecemos as prioridades de negócio junto com a Sancor e assim conseguimos desenhar o modelo SAS (Software as a Service)”, explicou o Executivo de Negócios da CodeIT, Rubens Neto. Ainda segundo Neto, o modelo SAS garantiu uma independência um pouco maior para a CodeIT na comparação com o modelo tradicional de licenciamento de ferramentas.

O Seguro Viagem da Sancor Seguros começou a ser disponibilizado em janeiro de 2019, com expressivos números de produção. Já nos três primeiros meses de operações foram mais de cem mil apólices emitidas para o produto. O novo seguro está disponível em planos nacionais e internacionais em mais de 8 mil agências de turismo espalhadas por todo Brasil e também pela internet.